16 setembro 2009

Janine Antoni






Os objetos de Janine Antoni se compõe de gordura, de chocolate ou de sabão e são produtos de processos relacionados com as obsessões femininas de beleza e limpeza, o desejo de amor e com o ódio de si mesma.
Nos cubos de chocolate e gordura, originalmente de 300 kg, faltam os cantos, os quais Antoni mordeu. E com essa massa de chocolate, mascado e cuspido, fez uma caixa de bombons e com a gordura mesclada a pigmentos fez uma coleção de 300 batons.

Para outro trabalho, Antoni criou seu autoretratou em bustos de chocolate e sabão lambidos. (Lick and Leather, 1993/94). Na performance 'Loving Care' de 1992, ela pintou sobre o chão de uma galeria com tinta para cabelo numa ação com múltiplos significados.
Para 'Slumber' de 1994, ela dormiu na noite de abertura da exposição na galeria e durante o dia deixava desenho registrados por computador as gravações de seus sonhos.

Antoni desenvolve sua reinterpretação em forma de composição fotográfica: na manipulação da foto de seus pais (Mom and Dad, 1994. ) ou em fotografia com sua mãe que revela ser um autoretrato qiando percebemos um terceiro pé debaixo do vestido.

In: Art at the turn of the Millenium. Taschen.

Janine Antoni possui obra no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...