Pipilotti Rist

 

 

 
 
"Sem atender à tecnologia, corro para o sol no computador, e com a língua do meu cérebro, misturo as imagens em frente ou atrás das minhas pálpebras" *

Os vídeos coloridos e as instalações em estilo pop de Pipilotti Rist acompanham a mudança dos tempos. O seu trabalho interdisciplinar com música e imagens em movimento, fazem dela uma estrela pop na cena artística. Em 1997, foi mesmo nomeada diretora da Swiss Expo, cargo que veio a abandonar mais tarde.
Os seus filmes, manipulados em computador, combinação de música suave e de imagens oníricas penetra no subconsciente, permitindo ao espectador mergulhar no mundo das visões e dos mitos do cotidiano gerados pela artista, cuja sequencia associativa de imagens não tem uma estrutura narrativa linear.
Enquanto estudava no College of Applied Art em Viena, relizou filmes em super-8 e 'filmes de truques'. Em 1986, transferiu-se para o departamento de vídeo do Basle College of Design, mudando o nome de Charlotte para Pipilotti, uma vez que os amigos a tratavam por Pipi - de a Pipi das Meias Altas - e a família por Lotti.


"Pipilotti Rist provoca usando a arte e a cultura pop, a televisão e as coisas do dia-a-dia,fazendo uso de todos os sentidos, provocando emoções positivas. Subverte tabus e lugares comuns com kitsch e humor. "
*In: Mulheres Artistas. Taschen.