Jake & Dinos Chapman

“Nos interessa recuperar qualquer forma de terrorismo para oferecer ao espectador o prazer de certo tipo de convulsão burguesa”









 

Fascinados com o horror, visões do inferno e a violência, os irmãos Chapman celebram a anomalia, recriam em três dimensões cada cena de morte e mutilação das gravuras de Goya.
Figuras “realistas” em tamanho natural de resina sintética e fibra de vidro representam hermaforditas, anomalias genéticas inimagináveis que multiplicam braços, pernas, cabeças e troncos.
Criaturas clonadas  em um jogo combinatório, as quais são negadas a reprodução através de mutilações genitais habitam cenas catastróficas que lembram agressões físicas e sexuais que evocam as ilustrações do inferno de Dante, os elementos de Hieronimus Bosch transportados para o ocidente do século XX quando se relacionam com o holocausto.
“A dimensão verdadeiramente trágica da obra afeta o cinismo da ambição explícita de conseguir um ‘valor cultural nulo’ da arte pretende unicamente produzir uma estética da inércia, da indiferença, do desinteresse” J-M. R. In: Art at the Turn of the Millennium.
Site oficial
White Cube
No Facebook