Richard Prince




O princípio da apropriação desenvolvido por Duchamp no começo do século XX foi levado ao seu ápice nos anos 60 e voltou à moda no final dos anos 70. Prince usa imagens da publicidade e da televisão de uma maneira provocadora. “Re-fotografando” os anúncios de revistas para compor seus próprios trabalhos alterando elementos como a cor, o corte e a nitidez resultando em um tratamento artístico.
A série “Cowboys”, produzida a partir de 1980 a 1992 é o seu mais famoso grupo de rephotografias. Extraído de propagandas de cigarro Marlboro, do homem de Marlboro representam uma figura idealizada da masculinidade americana. Os sujeitos da rephotografias de Prince estão as fotos dos outros. Ele está fotografando as obras de outros fotógrafos e descreveu o seu processo numa entrevista em 2003 por Steve Lafreiniere em Artforum: “Actually I had no skills. I played the camera. I used a cheap commercial lab to blow up the pictures. I made editions of two. I never went into a darkroom.” In: Lafreniere, Steve (March 2003). "Richard Prince talks to Steve Lafreniere - '80s Then - Interview".
Richard Prince
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