Inhotim

Cildo Meireles - Desvio para o vermelho

Ernesto Neto- Nave Mãe

Janet Cardiff

Hélio Oiticica - Cosmococa



O Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico fica localizado em Brumadinho, uma cidade com 35 mil habitantes localizada no Vale do Paraopeba.
O Instituto, antes chamado CACI,  é "um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental.

Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico. oferece um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico.
O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada."

O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em um espaço específico poderiam ser construídas.